domingo, 6 de maio de 2012

A Missa


Acordar bem cedo, lá pelas nove e trinta da manhã e descobrir que esta atrasada para ir à missa de um ano de morte de sua amiga num dia de domingo é o “O”. O jeito e correr pra conseguir entrar na igreja sem que ninguém perceba que esta atrasada. Ao chegar logo encontro o irmão dela, triste agora não da para disfarçar. Minha prima que também esta na missa me vê e vem correndo me cumprimentar. Ela é tão “DISCRETA” que logo todos nos vêem chegando atrasadíssimas. Eu e minha mãe nos sentamos junto com ela e a amiga. Algum tempo depois minha mãe se lembra que tem que comprar o feijão e fala que vai ao mercado. Eu digo Mãe você acabou de chegar. Ela, mas ninguém vai saber que eu vou ao mercado comprar feijão. Depois de um momento de discuções em voz baixa estou concentrada no sermão do padre quando resolvo olhar para o lado e percebo que minha Mãe deu no pé. Fico puta da vida de saber que vou ter que cumprimentar a família da minha amiga falecida sem minha mãe. O tempo passa e nada da missa acabar. O padre nos faz levantar e sentar mais de cem vezes, essa semana nem vou precisar ir para a academia. Quando estamos quase no fim da missa o padre nos mostra uma imagem com a face de Jesus. Ele diz esse é o manto que Verônica limpou a face de Jesus. Eu parei pensei e fiquem com uma interrogação em minha expressão. Quem é Verônica? Nunca ouvi falar de nenhuma Verônica na bíblia e também nunca li nenhuma passagem que citasse esse nome. Virei para minha prima que estava conversando com a amiga dela no meio da missa e perguntei quem é Verônica? Ela me olhou e respondeu bem de pressa, a “faxineira.” Eu disse “QUE”? Logo respondi esquece. E foquei novamente na missa que agora parecia estar chegando ao fim quando o padre chama todas as crianças para fazer a oração das crianças, momento lindo esse, mas demorado porque até organizar todas elas. Lá se vai mais tempo. Sem contar que para cada vela que eles iam acender tinha uma música para cantar e rezava uma ave Maria ou um pai nosso. Na minha cabeça cada amém que o padre falava eu pensava agora acabou, e logo em seguida o padre voltava a falar. Para terminar a mensagem que o padre queria passar para os fieis ele pediu para que todos se cumprimentassem e se abraçassem. Nunca fui tão abraçada na minha vida, teve até uns engraçadinhos que na verdade estavam era passando a mão na gente. Essas coisas parecem que me perseguem até pensei em entrar na onda, mas lembrei que eu estava na igreja e que se eles não tinham respeito eu tinha que ter e me contive. Quando finalmente chegou ao fim estou eu cumprimentando toda a família e explicando que minha mãe teve que voltar em casa porque teve uns probleminhas pessoais chega ela falando que tinha ido comprar “FEIJÃOOO!”

2 comentários:

  1. Minha querida, no mínimo, uma missa atribulada...mas fez-me rir!
    Penso que deves continuar a escrever.
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe nunca ter respondido... mas não estava cuidando muito bem do meu blog. Fico muito feliz em saber que gostou!!! Seguirei este conselho vou continuar a escrever sim... Um grande abraço.

    ResponderExcluir